segunda-feira, novembro 29

Cinco homens e um bar...

Eu sempre digo que algumas pessoas merecem um brinde. Pensando melhor, tem algumas pessoas que são tão interessantes que dá vontade de sentar numa mesa de bar, tomar cerveja e bater papo a noite toda. Esses cinco homens, em especial, eu tenho muita vontade de fazer isso: sentar num boteco e jogar conversa fora até cansar. Claro que um de cada vez, né? Se não, não há fígado que agüente! São eles:


1 - Mário Prata

Ele já foi num spa. Mesmo sendo um magricela. Ele já colocou sua agenda telefônica pra jogo. E falou uma coisa de cada amigo. Ou conhecido. Ele já traduziu um blog do Português de Portugal para o Português do Brasil. E “O Meu Pipi” foi um ótimo presente de aniversário e divertido livro que ganhei. E pensem que até novela ele já escreveu!

Além de excelente texto, o cara é bem humorado. E gosta de uma mesa de bar (pelo menos parece).

Mário, se algum dia você ler esse modesto blog e vier a Brasília, entre em contato! A gente te leva pro primeiro boteco que aparecer. Você bebe whisky (provavelmente falsificado) e eu bebo cerveja (pode ser até uma nova Schin).

Garanto que o papo vai ser ótimo e você vai se divertir à beca! Mas avise com antecedência que é pra eu tomar dois engovs antes. Porque o engov de depois, com certeza, eu vou esquecer...


2 - Ariano Suassuna

Esse dispensa apresentações. Quem já teve a oportunidade de ver alguma palestra dele, sabe do que eu estou falando. Ele é simplesmente demais! As histórias, o bom humor, a genialidade, a rapidez de raciocínio e a escrita. O encantamento que ele provoca é imediato!

Ari (com o perdão da intimidade), eu não sei se você bebe, mas sentar numa mesa de bar com você deve ser uma das coisas mais legais do mundo. Não precisa nem beber, só para te escutar mesmo. Sei que vai valer à pena. Só que, como você está em Recife, é melhor eu ir para aí. Mesa de bar em Recife é muito melhor do que aqui em Brasília, né?


3 - Gilberto Gil

Mas eu não estou falando do Gil ministro. Eu tô falando de Gil de Drão, de A gente precisa ver o luar e de todas as maravilhas que ele compôs e cantou na vida.

Gil, só que, com você, a gente vai ter de beber muito. Porque você é muito prolixo. Para entender o que você fala, só com muita cachaça na cabeça. Mas tudo bem, se você cantar Se eu quiser falar com Deus, eu até que deixo você falar um tantão...

É, só que agora que você é ministro, não deve ter muito tempo pra diversão, né?


4 - Pedro Cardoso

Mas pode ser o Augustinho da Grande Família também. Esse cara é muito engraçado. E acho que pessoalmente, quando não está interpretando, também deve ser.

Pedro, você entrou nessa lista só por causa das maravilhas que você já fez como o carinha do Homem que copiava, como as participações nos especiais do Fantástico, como A Grande Família. Todo filme, minissérie e seriado que você faz é legal. Porque você deve ser maravilhoso e merece um brinde!


5 - Zeca Baleiro

Zeca, tenho certeza que você é tão prolixo quanto o Gil, mas a forma como você brinca com as palavras merece, pelo menos, umas quatro cervejas (sem ser long neck...).

Juraci que parque é esse é genial. E só pra citar uma, porque todas as outras são bacanas também. E, cá entre nós, você é muito mais legal que outros por aí...


Bônus Track – Selton Mello

Nunca que eu ia deixar Selton de fora, né? O cara é gente como a gente! No festival de cinema vai jogar sinuca no Conic, enche a cara, dança, conversa e não fica tirando onda. No dia seguinte, você liga a televisão e vê o cara fazendo qualquer coisa – repito, qualquer coisa – e é divertidíssimo. Sem contar o Tarja Preta, programa dele no Canal Brasil, que é fantástico!

Selton, vem logo pra Brasília, pô! A gente tá te esperando no Beirute pra tomar uma gelada. Chama a Lhama do Mal, chama o Chicó, chama o Leléu e vem!

Prometo que não vou ficar pedindo pra você falar Sei não, só sei que foi assim...